Projeto: Arte+Ciências+Informática

Tempo de leitura: 2 minutos

Projeto Interdisciplinar: Arte+Ciências+Informática

Scanimation com Scratch

 Clique na Bandeira Verde e use as setas do teclado, direita e esquerda.

Scanimation=>Arte+Informática

Essa animação foi desenvolvida com os alunos da 1ª série do ensino médio em parceria com a disciplina de Artes. Usamos os conceitos de Sacanimation e programação em blocos com Scratch.

Para concluir o Projeto de Animação foi necessário sistematizar o processo, lembrando que o professor precisa saber do conhecimento prévio do aluno antes de iniciar os trabalhos ou usar alguma estratégia para “medir” esse conhecimento ( leia esse artigo antes de continuar)

Deixarei algumas dicas que ajudaram nesse processo

Verifique com o profissional de Tecnologia da Informação (TI) as configurações do Computador (Desktop, Notebook, Tablet, etc) e a  rede de Internet (Cabo, Wi-Fi, etc). Guarde as informações, pois cada atividade dependerá de parte ou todas as informações coletadas.

2º Faça uma atividade de animação no Scratch, ensine o básico de programação com Blocos. Acesse alguns exemplos

Mostre o conceito de Scanimation no Papel, existem programas que geram os arquivos para impressão (Coloque nos comentários seu interesse que farei uma aula só de Scanimation) Baixe os exemplo-> scanimation

Obs: Os arquivos estão compactados, são dois arquivos nomeados como: Tela e Base; o arquivo Tela deverá ser impresso em Acetato.

Faça os testes com os alunos, verifiquem a animação (esse conceito também pode ser usado em Ilusão de Ótica, com a disciplina de Física)

Acesse o Scratch e importe as imagens. A Base como pano de fundo e a Tela como Fantasia

Coloque o Script de movimento na Fantasia 

Após a finalização o arquivo pode ser incorporado nos sites ou compartilhado

Veja um outro tipo de animação no Scratch, desenvolvido com a disciplina de Ciências:

Clique na Bandeira Verde e depois aperte a Tecla de Espaço no Teclado

Animação=> Ciências+Informática

Se você quiser conhecer mais possibilidades com Scratch ou qualquer outra integração disciplinar que faça uso das ferramentas tecnológicas digitais (TEDS) deixe o seu cometário e inscreva-se no Blog.

Deixe uma resposta