#Plano 02: Plataforma Adaptativa + Sala de Aula Invertida

Tempo de leitura: 3 minutos

#Plano 02: Plataforma Adaptativa+Sala De Aula Invertida

A sala de aula invertida ou flipped classroom, na sua versão em inglês, está fundamentada num método que inverte a lógica tão comum nas salas de aula no Brasil e pelo mundo, onde o professor é o centro motivador do conhecimento, responsável pelo lançamento dos conteúdos, condução e finalização.

Segundo essa proposta, de inversão, os alunos recebem conteúdos em diferentes mídias e com as suas pesquisas e estudo trazem as dúvidas que são trabalhadas em sala de aula, o professor passa de centralizador a mediador do conhecimento.

Uma ferramenta que pode colaborar com esse método é a Plataforma Adaptativa, que é um ambiente digital, onde o aluno acessa com um Usuário e Senha, capaz de registrar e sinalizar o seu progresso na realização das tarefas.

Nosso Segundo Plano, seguindo as sugestões dos leitores, abordará uma Plataforma Adaptativa (KhanAcademy) na metodologia de Sala de Aula Invertida.

Sobre a Khan Academy

A Khan Academy oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizado personalizado que habilita os estudantes a aprender no seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula. Abordamos matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais. Nossas missões de matemática guiam os estudantes do jardim de infância até o cálculo, usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado. Também temos parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado. (saiba mais)

#Plano 02: Khan Academy + Sala de Aula Invertida

Aula1: Apresentação da Plataforma: Khan Academy, registro e principais funções

Pré-Requisitos: Usar Browser para navegação na WEB e possuir endereço eletrônico (e-mail)

Requisitos Dispositivos (Hardware+Software): Dispositivo com acesso a WEB e Browser

Aula 2: Aplicação de exercício, usando a Plataforma, para metrificar o conhecimento referente ao conteúdo a ser abordado, por exemplo: números negativos.

Obs. Registrar observações que identifiquem o nível de aprendizagem dos alunos referente ao conteúdo. Levantar e apresentar questões para serem desenvolvidas e apresentadas na próxima aula (Aula 3)

Pré-Requisitos: Usar Browser para navegação na WEB, possuir cadastro na plataforma: Khan Academy e conhecimentos Básicos, tais como: Efetuar o login, encontrar conteúdos por Assuntos e exercitá-lo, passando por todos os tópicos.

Requisitos Dispositivos (Hardware+Software): Dispositivo com acesso a WEB e Browser

Aula 3: Questionar sobre as formas e métodos de resolução para as questões levantadas na aula anterior (Aula 2) e sua aplicação na Plataforma Khan Academy.

Obs. Reunir as informações agrupando-as por categorias, dividir os alunos em grupos para desenvolverem essas questões e resolvê-las. O professor exerce a mediação durante o processo, suscitando mais questões e avançando no conteúdo ou abordando outras perspectivas de acordo com o programa disciplinar.

Pré-Requisitos: Usar Browser para navegação na WEB, possuir cadastro na plataforma: Khan Academy e conhecimentos Básicos, tais como: Efetuar o login, encontrar conteúdos por Assuntos e exercitá-lo, passando por todos os tópicos. Medir o aprendizado pela plataforma

Requisitos Dispositivos (Hardware+Software): Dispositivo com acesso a WEB e Browser

 

Deixe uma resposta